quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um campo de mediações


A relação da educação e da comunicação é tratada por Ismar de Oliveira Soares em seu artigo “Educomunicação: Um campo de mediações”. Nesse texto, o autor fala sobre duas formas através das quais o conceito de educomunicação é encarado. Para alguns, se trata apenas da inter-relação entre os campos de comunicação e educação, enquanto para outros este conceito é um novo campo de estudos. Aqueles que acreditam na inter-relação entre dois campos distintos defendem que eles não devem se integrar, uma vez que perderiam suas respectivas identidades. Já para Ismar, a integração entre comunicação e educação é essencial para um novo tipo de educação cidadã, que torna o sujeito mais consciente e com senso crítico mais apurado.
O autor ainda fala sobre a divisão do homem entre a razão e a sensibilidade trazida pela modernidade. Isso obrigou a educação a ir ara o lado racional e isso deve ser reparado. Ismar ainda cita o pensador Fernando Font destacando que essa reparação não deve acontecer simplesmente excluindo a razão e inserindo a sensibilidade. Sobre isso, Francisco Gutierrez sugere que a escola eduque o indivíduo para a incerteza e para a socialização e, posteriormente para a apropriação de história e cultura. Para isso, a integração entre a comunicação e a educação é indispensável. A educomunicação permite a criação dos verdadeiros ecossistemas comunicativos que possibilitam a verdadeira integração entre professores, alunos e toda a comunidade escolar e a melhoria do aprendizado fortalecendo as relações das pessoas e a democracia. 

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