A relação da
educação e da comunicação é tratada por Ismar de Oliveira Soares em seu artigo
“Educomunicação: Um campo de mediações”. Nesse texto, o autor fala sobre duas
formas através das quais o conceito de educomunicação é encarado. Para alguns,
se trata apenas da inter-relação entre os campos de comunicação e educação,
enquanto para outros este conceito é um novo campo de estudos. Aqueles que
acreditam na inter-relação entre dois campos distintos defendem que eles não
devem se integrar, uma vez que perderiam suas respectivas identidades. Já para
Ismar, a integração entre comunicação e educação é essencial para um novo tipo
de educação cidadã, que torna o sujeito mais consciente e com senso crítico
mais apurado.
O autor ainda
fala sobre a divisão do homem entre a razão e a sensibilidade trazida pela
modernidade. Isso obrigou a educação a ir ara o lado racional e isso deve ser
reparado. Ismar ainda cita o pensador Fernando Font destacando que essa
reparação não deve acontecer simplesmente excluindo a razão e inserindo a
sensibilidade. Sobre isso, Francisco Gutierrez sugere que a escola eduque o
indivíduo para a incerteza e para a socialização e, posteriormente para a
apropriação de história e cultura. Para isso, a integração entre a comunicação
e a educação é indispensável. A educomunicação permite a criação dos
verdadeiros ecossistemas comunicativos que possibilitam a verdadeira integração
entre professores, alunos e toda a comunidade escolar e a melhoria do
aprendizado fortalecendo as relações das pessoas e a democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário